Livro do Deuteronômio (Dt) - Capítulo 1

1LIVRO DO DEUTERONÔMIO - RETROSPECTO HISTÓRICO E EXORTAÇÃO INDICAÇÃO DE TEMPO E LUGAR
Eis as palavras que Moisés dirigiu a todo o Israel, do outro lado do Jordão, no deserto, na Arabá que se estende defronte de Suf, entre Farã, Tofel, Labã, Haserot e Dizaab.
2Desde o Horeb até Cades Barne são onze jornadas de marcha pelo caminho dos montes de Seir.
3No primeiro dia do décimo primeiro mês do ano quarenta, Moisés falou aos israelitas tudo o que o Senhor lhe mandara dizer,
4depois de haver derrotado Seon, rei dos amorreus, que morava em Hesebon, e Og, rei de Basã, que morava em Astarot e Edrai.
5Do outro lado do Jordão, na terra de Moab, Moisés começou a expor-lhes esta Lei nos seguintes termos:
6ORDEM DE CONQUISTA
?O Senhor nosso Deus disse-nos no monte Horeb: ?Já é longa vossa permanência neste monte.
7Dai meia-volta e parti. Entrai na montanha dos amorreus e demais habitantes, na Arabá, na região montanhosa, na baixada, no deserto do Negueb e na costa marítima, na terra dos cananeus e no Líbano, até o grande rio, o Eufrates.
8Eis que vos entrego esta terra. Entrai e tomai posse da terra que o Senhor jurou dar a vossos pais, Abraão, Isaac e Jacó, a eles e a seus descendentes depois deles?. Instituição de juízes e chefes
9?Eu vos disse naquela ocasião: ?Não posso cuidar de vós sozinho.
10O Senhor vosso Deus vos multiplicou a tal ponto, que sois hoje tão numerosos como as estrelas do céu.
11Que o Senhor Deus de vossos pais vos aumente mil vezes mais e vos abençoe, conforme prometeu.
12Como poderia eu sozinho suportar o peso de vossos negócios, trabalhos e contestações?
13Escolhei-vos de cada tribo homens sábios, inteligentes e experimentados, para que eu os estabeleça como vossos chefes?.
14Vós então me respondestes: ?Está bem o que pretendes fazer?.
15Tomei, pois, entre os chefes de vossas tribos, homens sábios e experimentados e os constituí vossos chefes: comandantes de mil, de cem, de cinqüenta e de dez, bem como magistrados, segundo as tribos.
16Naquele tempo dei aos juízes a seguinte ordem: ?Ouvi vossos irmãos e julgai com justiça as questões que cada um tiver, seja com seu irmão israelita, seja com um estrangeiro.
17Não façais acepção de pessoas em vossos julgamentos. Ouvi tanto os pequenos como os grandes, sem temor de ninguém, porque a Deus pertence o juízo. Mas se houver um caso muito difícil para vós, devereis apresentá-lo a mim e eu o ouvirei?.
18Foi assim que naquele tempo vos ordenei tudo o que devíeis fazer.
19INFIDELIDADE E FRACASSO
?Partimos do monte Horeb, atravessamos todo aquele deserto enorme e terrível que conheceis, em direção à montanha dos amorreus, assim como nos havia ordenado o Senhor nosso Deus. E quando chegamos a Cades Barne,
20eu vos disse: ?Já chegastes à montanha dos amorreus que o Senhor nosso Deus nos dará.
21Eis que o Senhor teu Deus te dá esta terra. Sobe e toma posse dela, conforme a promessa que te fez o Senhor, o Deus de teus pais. Não temas nem te acovardes?.
22Entretanto, vós todos vos aproximastes de mim para dizer: ?Enviemos na frente homens que explorem a terra e nos informem por qual caminho devemos subir e sobre as cidades aonde devemos chegar?.
23Achei boa a proposta e escolhi dentre vós doze homens, um de cada tribo.
24Eles partiram, atravessaram a região montanhosa até a torrente do Cacho, explorando a terra.
25Colheram alguns frutos, para no-los trazer, e nos contaram que a terra que o Senhor nosso Deus nos vai dar é boa.
26Mas vós não quisestes subir. Resististes às ordens do Senhor vosso Deus.
27Murmurastes nas vossas tendas e dissestes: ?Foi por ódio que o Senhor nos tirou do Egito, a fim de nos entregar nas mãos dos amorreus e nos destruir.
28Para onde vamos subir? Nossos irmãos nos fizeram perder a coragem, quando nos falaram de um povo mais numeroso e de maior estatura do que nós, de cidades grandes com muralhas inacessíveis. Vimos até descendentes de Enac por lá?.
29Eu, porém, vos disse: ?Não vos acovardeis nem tenhais medo deles.
30O Senhor nosso Deus, que vai à nossa frente, combaterá em pessoa por vós. É o que sempre fez no Egito diante de vossos olhos
31e no deserto, onde vós mesmos vistes que o Senhor vosso Deus vos conduziu, como um homem carrega seu filho, por todo o caminho que percorrestes até chegardes aqui?.
32Não obstante, nem por isso confiastes no Senhor vosso Deus,
33que vos precedia pelo caminho, procurando para vós os lugares de acampamento: durante a noite, por meio do fogo, para vos mostrar o caminho a seguir e, durante o dia, numa nuvem.
34O Senhor ouviu vossas murmurações. Encheu-se de ira e jurou:
35?Nenhum destes homens, ninguém desta geração perversa chegará à boa terra que jurei dar a vossos pais,
36exceto Caleb, filho de Jefoné. Este, sim, a verá. A ele e a seus filhos darei a terra que pisou, porque seguiu fielmente o Senhor?.
37O Senhor mim por causa de vós e disse: ?Tu também não entrarás nela.
38Mas Josué, filho de Nun, teu ajudante, ele entrará. Encoraja-o, pois é ele que dará a Israel a posse desta terra.
39E vossas crianças, de quem dissestes que seriam presa do inimigo, vossos filhos que hoje ainda não sabem distinguir entre o bem e o mal, eles é que entrarão. A eles darei a terra, e eles a receberão por herança.
40Quanto a vós, fazei meia-volta e parti pelo deserto a caminho do mar Vermelho?.
41Então vós me respondestes: ?Pecamos contra o Senhor! Queremos subir e combater, como o Senhor nosso Deus ordenou?. Cada um de vós pegou as armas de combate e vos dispusestes levianamente a subir a montanha.
42O Senhor, porém, me disse: ?Dize-lhes: Não tenteis subir a montanha e não combatais, porque eu não estarei em vosso meio. Não vos façais derrotar por vossos inimigos?.
43Eu vos falei, mas não me escutastes. Resististes às ordens do Senhor e fostes presunçosos, insistindo em subir a montanha.
44Então os amorreus que moram naquela serra saíram contra vós e vos perseguiram como abelhas, desbaratando- vos desde Seir até Horma.
45Voltastes, então, chorando para o Senhor. Mas o Senhor não ouviu vossa voz nem vos deu atenção.
46Assim permanecestes bastante tempo em Cades, todo o tempo em que lá morastes.

Capítulos