Livro do Deuteronômio (Dt) - Capítulo 21

1CASO DE HOMICÍDIO NÃO ESCLARECIDO
?Quando, na terra que o Senhor teu Deus te dá em posse, for encontrado no campo um homem assassinado, sem que se saiba quem o matou,
2os anciãos e os juízes irão medir a distância que separa o lugar do cadáver das cidades da redondeza.
3Os anciãos da cidade mais próxima do cadáver tomarão uma novilha com a qual ainda não se tenha trabalhado e que ainda não tenha puxado a canga,
4e a conduzirão a um riacho de água permanente, cujo vale nunca tenha sido cultivado nem semeado. E ali junto ao riacho lhe quebrarão a nuca.
5Chegarão em seguida os sacerdotes, filhos de Levi, os quais o Senhor teu Deus escolheu para ministros a fim de abençoarem em nome do Senhor e, por sua palavra, decidirem qualquer litígio ou lesão corporal.
6Todos os anciãos da cidade mais próxima do cadáver lavarão as mãos sobre a novilha cuja nuca quebraram no vale,
7recitando as palavras: ?Nossas mãos não derramaram este sangue nem o viram nossos olhos.
8Sê propício com teu povo Israel que resgataste, ó Senhor, e não o culpes pelo sangue derramado?. E o homicídio lhe será perdoado.
9Assim eliminarás de teu meio a culpa de homicídio, por teres feito o que é reto aos olhos do Senhor.
10CASAMENTO COM PRISIONEIRAS DE GUERRA
?Quando, na guerra contra os inimigos, o Senhor teu Deus os entregar em tuas mãos e tu os fizeres cativos,
11se então vires entre eles uma mulher bonita, da qual te enamores e a queiras tomar por esposa,
12tua introduzirás em tua casa. Ela rapará a cabeça e cortará as unhas,
13deporá as vestes de cativa e ficará em tua casa, chorando o pai e a mãe durante um mês. Depois te unirás a ela e serás o seu marido, e ela, tua esposa.
14Se depois não te agradares dela, tu a deixarás partir em liberdade; não poderás vendê-la por dinheiro nem maltratá-la, pois a possuíste como esposa.
15DIREITOS DO PRIMOGÊNITO
?Se um homem tiver duas mulheres, uma amada e outra desprezada, e ambas lhe tiverem dado filhos, e o primogênito for filho da desprezada,
16no dia em que distribuir os bens entre os filhos não poderá dar ao filho da amada o direito da primogenitura, em detrimento do primogênito, filho da mulher desprezada.
17Mas terá de reconhecer por primogênito o filho da mulher desprezada, dando-lhe porção dupla dos bens, pois este é o primeiro fruto de seu vigor e a ele pertence o direito da primogenitura.
18CASTIGO DO FILHO REBELDE
?Se alguém tiver um filho desobediente e rebelde, que não quer atender à voz do pai nem da mãe e, mesmo castigado, se obstinar em não obedecer,
19os pais o conduzirão aos anciãos da cidade, até o tribunal local,
20e lhes dirão: ?Este nosso filho é desobediente e rebelde. Não quer obedecer à nossa voz, é devasso e beberrão.
21Então todos os homens da cidade o apedrejarão. E assim eliminarás o mal de teu meio e, ao sabê-lo, todo o Israel temerá.
22CADÁVERES ENFORCADOS
?Quando alguém tiver cometido um crime de pena capital e for executado e suspenso numa árvore,
23o cadáver não poderá ficar ali durante a noite, mas deverás sepultá-lo no mesmo dia, pois o que foi suspenso é maldição de Deus, e não deverás manchar a terra que o Senhor teu Deus te dá em herança.

Capítulos