Livro do Deuteronômio (Dt) - Capítulo 11

1Ama, pois, a teu Deus e observa todos os dias aquilo que pede de ti, as suas leis, os seus preceitos e os seus mandamentos.
2Reconhecei hoje o que não sabem os vossos filhos, que não viram o ensinamento do Senhor vosso Deus: seus grandes feitos, sua mão forte e braço estendido,
3os sinais e as obras que fez no Egito contra o Faraó, rei do Egito, e contra toda a sua terra ;
4O que fez com o exército egípcio, com os cavalos e carros, arremessando sobre eles as águas do mar Vermelho, quando vos perseguiam, e o Senhor os destruiu até hoje;
5O que fez por vós no deserto, até chegardes a este lugar;
6O que fez com Datã e Abiram, filhos de Eliab, filho de Rúben, quando a terra abriu as entranhas e os tragou junto com suas famílias, tendas e tudo o que lhes pertencia, no meio de todo o Israel.
7Pois os vossos olhos é que viram todos esses grandes prodígios que o Senhor fez.
8A POSSE CONDICIONAL DA TERRA
?Guardai, pois, todos os seus mandamentos que hoje vos prescrevo, para que sejais fortes e de fato tomeis posse da terra em que ides entrar para dela tomar posse,
9e para que vivais longos anos sobre a terra que o Senhor jurou dar a vossos pais, a eles e à sua descendência, uma terra onde corre leite e mel.
10Pois a terra em que vais entrar para dela tomar posse não é como a terra do Egito, de onde saíste, onde lançavas a semente e a regavas com os pés, como se rega uma horta.
11A terra que ides ocupar é uma terra de montes e vales, que bebe a água das chuvas do céu.
12É uma terra da qual o Senhor teu Deus cuida e pela qual olha continuamente, desde o começo até o fim do ano.
13Se obedecerdes às ordens que vos prescrevo, amando o Senhor vosso Deus e servindo-o de todo o coração e com toda a alma,
14eu darei à terra a chuva em seu tempo, a chuva do outono e da primavera, e colhereis o trigo, o vinho e o azeite;
15darei também pastagem aos campos para teu gado, de modo que poderás comer e te saciar.
16Mas tomai muito cuidado para que vosso coração não se deixe seduzir e, desviando-vos, sirvais a outros deuses prostrando-vos diante deles.
17Pois a cólera do Senhor se inflamaria contra vós. Ele fecharia o céu, e já não haveria chuva e a terra já não daria seus frutos, e logo desapareceríeis da boa terra que o Senhor vos dá.
18CONCLUSÃO
?Gravai estas minhas palavras em vosso coração e em vossa alma; prendei-as como sinal às vossas mãos, e sejam elas como faixas entre os vossos olhos.
19Ensinai-as a vossos filhos, falando-lhes delas, seja quando estiverdes sentados em casa seja andando a caminho, tanto ao deitardes como ao levantardes.
20Escreve-as nos umbrais de tua casa e nos portões de tua cidade,
21para que vossos dias e os dias de vossos filhos sejam tão numerosos na terra que o Senhor jurou dar a vossos pais, como os dias do céu sobre a terra.
22Pois, se cuidadosamente guardardes todos estes mandamentos que vos prescrevo, amando o Senhor vosso Deus, andando sempre por seus caminhos e apegando-vos a ele,
23O Senhor expulsará de vossa frente todas estas nações, e despojareis nações mais numerosas e mais poderosas do que vós.
24Qualquer lugar que pisar a planta de vossos pés será vosso. As vossas fronteiras se estenderão desde o deserto do Líbano e desde o rio Eufrates até o mar ocidental.
25Ninguém poderá resistir-vos. O Senhor vosso Deus espalhará, como vos disse, o medo e o terror de vós sobre toda a terra em que puserdes o pé.
26BÊNÇÃO OU MALDIÇÃO
?Eis que hoje ponho diante de vós bênção e maldição:
27A bênção, se obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje vos prescrevo;
28A maldição, se desobedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus e vos afastardes do caminho que hoje vos prescrevo, para seguirdes outros deuses, que não conhecíeis.
29Quando o Senhor teu Deus te houver introduzido na terra que vais conquistar, pronunciarás a bênção em cima do monte Garizim e a maldição em cima do monte Ebal. (
30Essas montanhas se acham do outro lado do Jordão, atrás do caminho do ocidente, na terra dos cananeus que moram na Arabá, em frente a Guilgal, junto aos carvalhos de Moré.)
31Porque atravessareis o rio Jordão e ireis apossar-vos da terra que o Senhor vosso Deus vos dá; dela tomareis posse e nela habitareis.
32Tende,pois, grande cuidado em cumprir todas as leis e os decretos que hoje vos proponho.