Livro do Deuteronômio (Dt) - Capítulo 3

1CONQUISTA DO REINO DE OG: BASÃ
?Voltando, subimos pelo caminho de Basã. Quando Og, rei de Basã, saiu a nosso encontro com todo o seu povo para nos dar combate em Edrai,
2O Senhor me disse: ?Não tenhas medo dele, porque eu o entregarei em tuas mãos com toda sua terra. Trata-o como trataste Seon, rei dos amorreus, que habitava em Hesebon?.
3E o Senhor nosso Deus entregou também em nossas mãos Og, rei de Basã, com todo o povo, e nós o derrotamos, sem deixar nenhum sobrevivente.
4Conquistamos naquele tempo todas as suas cidades e não houve localidade alguma que deixássemos de lhes tomar. Foram sessenta as cidades, toda a região de Argob, o reino de Og, em Basã.
5Todas essas cidades dispunham de muralhas muito altas, com portas e ferrolhos, sem contaras cidades abertas que eram em grande número.
6Mas nós as votamos ao interdito, como tínhamos feito com Seon, rei de Hesebon, exterminando completamente todos os seus homens, mulheres e crianças.
7Conservamos apenas todo o gado e o saque das cidades.
8Tomamos, pois, naquele tempo, aos dois reis dos amorreus toda a terra do Além- Jordão, desde o rio Arnon até o monte Hermon
9(chamado Sarion pelos sidônios e Sanir pelos amorreus),
10todas as cidades do planalto, toda a região de Galaad e de Basã até Salca e Edrai, cidades do reino de Og em Basã.
11Pois Og, rei de Basã, era o único que restava da raça dos refaítas. (De fato, seu sarcófago de ferro pode-se ver em Rabá, cidade dos amonitas. Tem mais de quatro metros de comprimento e dois de largura).
12AS TRIBOS NO ALÉM-JORDÃO
?Naquele tempo tomamos posse dessa terra. Dei aos rubenitas e aos gaditas o território desde Aroer, na margem do rio Arnon, assim como a metade da montanha de Galaad com suas cidades.
13O restante de Galaad e toda a parte de Basã que pertencia ao reino de Og, eu os dei à meia tribo de Manassés; compreendia toda a região de Argob, todo o Basã, chamado a terra dos refaítas.
14Jair, filho de Manassés, obteve toda a região de Argob até à fronteira dos gessuritas e dos maacatitas, região que leva ainda hoje o seu nome: o Basã das aldeias de Jair.
15A Maquir dei Galaad.
16Aos rubenitas e aos gaditas dei uma parte de Galaad até o rio Arnon, que lhe serve de limite, e até o rio Jaboc, fronteira dos amonitas,
17como também a Arabá, com o Jordão por limite, desde Genesaré até o mar da Arabá, o mar Morto, das encostas do Fasga em direção ao oriente.
18Então dei a seguinte ordem: O Senhor vosso Deus vos deu esta terra em propriedade. Marchai, pois, armados, todos os guerreiros, na frente de vossos irmãos, os israelitas.
19As mulheres, as crianças e os rebanhos, porém ? sei que tendes muito gado ?, ficarão nas cidades que vos dei,
20até que o Senhor conceda repouso a vossos irmãos, como a vós, e também eles tomem posse da terra que o Senhor vosso Deus lhes dá do outro lado do Jordão. Voltareis, então, cada um à propriedade que vos dei.
21Naquele tempo dei também esta ordem a Josué: Com os próprios olhos viste tudo o que o Senhor nosso Deus fez com aqueles dois reis. Assim fará também a todos os reinos que hás de atravessar.
22Não os temais, pois é o Senhor nosso Deus quem combate por vós.
23MOISÉS NÃO ENTRARÁ EM CANAÃ
?Naquele tempo supliquei ao Senhor:
24Senhor Deus! Começaste a mostrar a teu servo tua grandeza e tua mão poderosa. Qual é nos céus ou na terra o deus que pode igualar-se a ti em obras e grandes feitos?
25Deixa-me, eu te suplico, atravessar o rio para que possa ver a excelente terra do outro lado do Jordão, essa bela montanha e o Líbano.
26Mas o Senhor se irritou contra mim por vossa causa e não me atendeu. Disse-me, pelo contrário: ?Basta! Não voltes a falar nisso.
27Sobe ao cume do Fasga e volta os olhos para o ocidente, o norte, o sul e o oriente, e contempla a terra com teus olhos, pois não atravessarás o Jordão.
28Dá instruções a Josué, infunde-lhe ânimo e fortaleza, porque ele é quem vai atravessar o rio à frente do povo, ele lhes distribuirá em herança a terra que tu só podes avistar?.
29E assim nos detivemos no vale, em frente de Bet-Fegor.

Capítulos