Livro do Deuteronômio (Dt) - Capítulo 22

1ANIMAIS EXTRAVIADOS
?Se vires extraviado o boi ou a ovelha de teu irmão, não te desviarás deles mas os reconduzirás ao irmão.
2Mas se teu irmão morar afastado, ou não o conheceres, recolherás o animal em tua propriedade; ele ficará contigo até que o irmão venha buscá-lo, e tu o restituas.
3O mesmo farás com o jumento, com o manto e com qualquer coisa que teu irmão tenha perdido. Não poderás omitir-te.
4Se vires o jumento ou o boi do teu irmão caídos no caminho, não te desviarás deles. Ajuda teu irmão a levantá-lo.
5LEIS DIVERSAS: AS MISTURAS, AS FRANJAS
?A mulher não usará roupa de homem nem o homem vestido de mulher, pois quem o fizer será abominável diante do Senhor teu Deus.
6Se encontrares no caminho, sobre uma árvore ou na terra, um ninho de passarinho e a mãe junto dos filhotes ou chocando os ovos, não apanhes a mãe com os filhotes.
7Deixarás ir livre a mãe e ficarás apenas com os filhotes. Assim serás feliz e viverás longos anos.
8Quando construíres uma casa nova, farás um parapeito em redor do terraço, para não tornares tua casa responsável pela morte, se alguém vier a cair lá de cima.
9Não semearás a vinha com duas espécies de semente, pois neste caso tudo seria declarado coisa santa: o grão semeado e o produto da vinha.
10Não lavrarás com o boi e o jumento atados à mesma canga.
11Não usarás roupa tecida de lã e linho misturados.
12Farás franjas nas quatro pontas do manto com que te cobrires.
13ACUSAÇÃO DE NÃO-VIRGINDADE
?Se um homem casar com uma mulher e, depois de ter tido relações com ela, começar a detestá-la,
14caluniá-la e difamá-la, dizendo:? Casei-me com esta mulher mas, ao ter relações com ela, descobri que não era virgem?,
15os pais da jovem colherão as provas da sua virgindade e as apresentarão no tribunal aos anciãos da cidade.
16O pai da jovem dirá: ?Dei minha filha por esposa a este homem mas, porque começou a detestá-la,
17lança calúnias contra ela, dizendo que não a encontrou virgem. Eis as provas da virgindade de minha filha?. E desdobrarão a roupa diante dos anciãos da cidade.
18E os anciãos pegarão aquele homem e o farão castigar.
19Imporão a ele uma multa de cem moedas de prata, que entregarão ao pai da jovem, por haver aquele homem difamado uma virgem de Israel. Ele terá de tomá-la por esposa e não poderá repudiá-la enquanto viver.
20Mas, se a acusação for verdadeira, tendo- se verificado não ter sido virgem a jovem,
21ela será levada até à entrada da casa do pai e os homens da cidade a apedrejarão até à morte, por haver cometido uma infâmia em Israel, prostituindo-se na casa paterna. Assim eliminarás o mal de teu meio.
22ADULTÉRIO E ESTUPRO
?Se um homem for apanhado dormindo com uma mulher casada, ambos serão mortos, o homem que se juntou com a mulher, e a mulher. Assim eliminarás o mal de teu meio.
23Se um homem encontrar na cidade uma moça ainda virgem, noiva de outro, e dormir com ela,
24levareis os dois às portas da cidade e os apedrejareis até à morte: a jovem, por não ter gritado, apesar de estar na cidade, e o homem, por haver desonrado a mulher do próximo. Assim eliminarás o mal de teu meio.
25Mas se foi no campo que o homem encontrou a jovem noiva e lhe fez violência, só o homem que a violentou deverá morrer.
26À moça, porém, nada farás. Ela não cometeu um pecado digno de morte, pois o caso se assemelha ao de um homem que se lança sobre outro e o mata:
27agarrada no campo, a jovem gritou, mas não havia ninguém para socorrê-la.
28Se um homem encontrar uma moça ainda não comprometida, agarrá-la à força para dormir com ela e forem surpreendidos,