Livro do Deuteronômio (Dt) - Capítulo 29

1EXORTAÇÃO A FIDELIDADE A ?ALIANÇA DE MOAB?
Moisés convocou todo o Israel e disse: ?Tendes visto tudo o que a vossos olhos o Senhor fez no Egito ao Faraó, a todos os seus servidores e a todo o seu país;
2as grandiosas provas que teus olhos viram, os grandes sinais e prodígios.
3Até hoje, porém, o Senhor ainda não vos deu um coração que entenda, olhos que vejam e ouvidos que escutem.
4No entanto, por quarenta anos vos conduzi através do deserto, sem que vossas vestes envelhecessem pelo uso nem os calçados se gastassem em vossos pés.
5Não comestes pão nem bebestes vinho ou bebida fermentada, para reconhecerdes que eu, o Senhor, sou vosso Deus.
6E quando vos aproximastes desta região, Seon, rei de Hesebon, e Og, rei de Basã, saíram contra nós para combater-nos, mas nós os derrotamos.
7Apoderamo-nos de sua terra e a demos em posse aos rubenitas, aos gaditas e à meia tribo de Manassés.
8Guardai, pois, as palavras desta aliança, pondo-as em prática, para serdes bem sucedidos em todos os vossos empreendimentos.
9A ALIANÇA COMPROMETE A TODOS
?Vós estais hoje todos na presença do Senhor vosso Deus, os chefes, as tribos, os anciãos e os magistrados, todos os homens de Israel,
10as crianças, as mulheres e o estrangeiro que se acha dentro do acampamento, desde o lenhador até o carregador de água,
11para entrares na aliança e juramento do Senhor teu Deus. É a aliança que o Senhor teu Deus faz hoje contigo,
12para estabelecer-te hoje como seu povo e ele ser o teu Deus, segundo sua promessa, que jurou a teus pais, a Abraão, Isaac e Jacó.
13Mas não faço esta aliança e este juramento apenas convosco.
14Faço-os com todos, tanto os que hoje estão conosco na presença do Senhor nosso Deus, como os que agora não estão aqui conosco.
15Sabeis como moramos no Egito e como passamos entre as nações cuja terra atravessamos.
16Vós vistes as abominações e os ídolos de madeira e pedra, prata e ouro que há entre elas.
17Não haja, pois, entre vós homem ou mulher, família ou tribo, que hoje desvie seu coração do Senhor nosso Deus, para ir servir os deuses destes povos. Não haja entre vós gente que espalhe veneno e absinto;
18gente que, ao ouvir as palavras desta maldição, se bendiga em seu coração, dizendo: ?Terei paz, mesmo que persista na obstinação de meu coração?, de modo que o molhado arraste o seco.
19O Senhor não perdoará, mas se inflamará de ira e de zelo contra esse homem, e sobre ele cairão todas as maldições escritas neste livro.O Senhor riscará seu nome de debaixo do céu
20e o separará dentre todas as tribos de Israel para entregá-lo à desventura, conforme as maldições desta aliança, escritas no livro desta Lei.
21QUANDO AS AMEAÇAS SE CUMPRIREM
?Eis o que dirá a geração futura, os filhos que depois de vós nascerem e o estrangeiro que vier de terras distantes, à vista das pragas e calamidades com que o Senhor castigará esta terra
22? terra de enxofre e sal, toda ela calcinada, onde nada se planta nem germina, onde erva alguma cresce, cheia de escombros como Sodoma e Gomorra, Adama e Seboim, que o Senhor destruiu em seu furor.
23À vista disso, todas as nações perguntarão: ?Por que o Senhor tratou assim esta terra? Por que esta ira e tão grande furor??
24E responderão: ?Foi porque abandonaram a aliança que o Senhor, o Deus de seus pais, fez com eles quando os libertou do Egito,
25e porque foram servir a deuses estranhos, prostrando-se diante deles, deuses que não conheciam e que ele não lhes tinha dado.
26Acendeu-se, então, o furor do Senhor contra esta terra a ponto de lançar sobre ela todas as maldições que estão escritas neste livro.
27O Senhor os arrancou desta terra com ira, com furor, com grande indignação e os atirou em outras terras, como hoje se vê.
28As coisas ocultas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas são para nós e nossos filhos para sempre, a fim de praticarmos todas as palavras desta Lei.

Capítulos