Livro de Jeremias (Jr) - Capítulo 12

1Tu és justo, Senhor, mesmo quando contigo eu debato. Eu queria, porém, te propor uma questão de direito: Por que o caminho dos maus prospera e tudo vai bem para os que sabem enganar?
2Tu os plantastes e eles criaram raízes, foram em frente e produziram frutos. Na sua boca tu estás presente, mas longe do coração.
3Tu, Senhor, tu me conheces, me vês e examinas meu coração junto de ti. Separa-os como gado para o matadouro, reserva-os para o dia da matança.
4Até quando a terra estará de luto, o verde dos campos secando, pelos crimes dos seus cidadãos? Animais domésticos e aves desapareceram porque eles pensavam: ?Ele não vê o nosso caminhar!?
5?Se correndo com os pedestres tu te cansas, como competirás com os cavalos? Se numa região pacífica não te sentes seguro, como farás na floresta do Jordão?
6Pois até os teus irmãos, família do teu pai, até eles te traíram, até eles te caluniaram pelas costas; não confies neles mesmo quando falam coisas boas!?
7DEUS E SUA HERANÇA
Deixei a minha casa, recusei a minha herança. Entreguei o amor da minha vida nos braços dos inimigos.
8Minha família tornou se para mim um leão na floresta, ergueu contra mim a voz, e eu passei a odiá- la.
9Minha família virou uma fera para mim aves de rapina giram em torno. Vinde, reuni-vos, feras do mato, achegai-vos para comer!
10Pastores numerosos devastaram minha vinha, pisoaram meu patrimônio, transformaram minha deliciosa propriedade num deserto abandonado.
11Fizeram dela uma desolação, desolada ela chora por mim, o país está todo devastado, porque nele ninguém pensou?.
12Por sobre as dunas do deserto chegam os invasores, é a espada do SENHOR que vai devorando de um extremo a outro do país, e ninguém fica imune.
13Semearam trigo e colheram espinhos, esgotaram-se sem proveito, ficaram decepcionados com seu lucro, a ira do SENHOR!
14OS MAUS VIZINHOS E A VOLTA DO POVO
Assim fala o SENHOR contra os maus vizinhos que põem a mão na herança que dei a Israel, meu povo: ?Eu os arranco do seu chão, e também à casa de Judá arranco do meio deles.
15Acontecerá, porém que, depois de arrancá-los, voltarei atrás e terei compaixão, farei que voltem cada qual para a sua herança, cada um para o seu terreno.
16Aí, então, se eles aprenderem de verdade os caminhos do meu povo e passarem a jurar pelo meu nome, dizendo: ?Pela vida do SENHOR!?, da mesma forma como ensinaram a jurar por Baal, serão restabelecidos no meio do meu povo.
17Se, porém, não quiserem obedecer, arrancarei e destruirei de uma vez esta gente?? oráculo do SENHOR.