Livro de Jeremias (Jr) - Capítulo 33

1RESTAURAÇÃO MESSIÂNICA
Quando ainda estava detido no pátio da guarda, pela segunda vez veio a palavra do SENHOR a Jeremias, nestes termos:
2Assim diz o SENHOR que faz, o SENHOR que modela, o SENHOR que põe de pé ? seu nome é o SENHOR!
3Clama por mim, que eu te ouvirei e te mostrarei coisas grandiosas e sublimes,que tu não conheces.
4A respeito das casas desta cidade e dos palácios dos reis de Judá, demolidos em função das trincheiras e das armas
5que vêm combater os caldeus e enchem o lugar com os cadáveres dos que eu atinjo na minha ira e indignação ? já que desviei o rosto desta cidade por causa de sua maldade ?, assim diz o SENHOR, o Deus de Israel:
6Eu lhes trago melhora e cura, vou curá-los e vou mostrar-lhes plenitude de durável bem-estar.
7Mudarei a sorte de Israel e de Judá, vou reconstruí-los como antigamente.
8Vou purificá-los dos pecados que contra mim cometeram, perdoar as perversidades que contra mim praticaram e o fato de me terem desprezado.
9Serão para mim motivo de fama, de alegria, de louvor e festa por entre todas as nações da terra que ouvirem falar de tudo de bom que lhes faço. Elas hão de estremecer e comover-se diante de todo o bem e felicidade que darei a Israel e Judá.
10Assim diz o SENHOR: Neste lugar que dizeis abandonado, sem gente e sem animais, nos povoados de Judá e nas ruas de Jerusalém, vazias, sem gente, sem moradores, sem animais,
11aí novamente se ouvirá o som da música, o rumor da alegria, o sussurro dos namorados, e também a voz dos que levam o sacrifício de louvor ao templo do SENHOR cantando: ?Louvai o SENHOR dos exércitos, porque o SENHOR é bom, eterno é seu amor?. Sim! Mudarei a sorte deste país, assim como era antes, diz o SENHOR.
12Assim diz o SENHOR dos exércitos: Neste lugar abandonado, sem gente e sem animais, e nos povoados que lhe pertencem, ainda haverá estábulos aonde pastores levarão o rebanho a repousar.
13Nas cidades da serra, nas cidades da baixada ou do Negueb, na região de Benjamim ou nos arredores de Jerusalém, como nos povoados de Judá, ovelhas ainda estarão desfilando ao alcance da mão de quem as conta ? diz o SENHOR.
14Dias virão ? oráculo do SENHOR ?, quando cumprirei as promessas que fiz à casa de Israel e à casa de Judá.
15Naqueles dias, naquele tempo, farei brotar de Davi um rebento dado à justiça, que vai implantar a justiça e o direito no país.
16Nesse dia Judá estará salvo, Jerusalém vai se deitar confiante e o nome que lhe darão será Senhor-Nossa-Justiça.
17Pois assim diz o SENHOR: nunca mais faltará alguém de Davi para sentar-se no trono da casa de Israel.
18Também não faltarão sacerdotes-levitas para estarem na minha presença e oferecer os holocaustos, queimar as oferendas e sacrificarem as vítimas todos os dias?.
19E veio a Jeremias a palavra do SENHOR:
20?Assim diz o SENHOR: Só se alguém conseguir desfazer o acordo que estabeleci entre o dia e a noite, de modo que já não haja dia ou noite no tempo certo,
21só assim ficaria desfeita minha aliança com o meu servo Davi, de modo a não haver mais um filho seu como rei em seu lugar, só então ficaria desfeita minha aliança com os levitas, os sacerdotes que me servem.
22Multiplicarei a descendência de meu servo Davi e dos levitas, meus ministros, como as estrelas do céu, que não se podem contar, como a areia da praia do mar, que ninguém pode calcular.
23E veio a Jeremias a palavra do SENHOR:
24?Não vês o que diz essa gente? ?O SENHOR repudiou as duas tribos que tinha escolhido?. Assim, estão desprezando o meu povo, não o consideram mais como nação.
25Assim diz o SENHOR: Só se não fui eu quem estabeleceu o acordo entre o dia e a noite, quem determinou a ordem do céu e da terra,
26só então eu desprezaria as descendências de Jacó e de Davi, só assim deixaria de tirar da família de Davi os governantes para a descendência de Abraão, Isaac e Jacó. Mudarei sua sorte, terei piedade deles?.

Capítulos