Livro de Jeremias (Jr) - Capítulo 22

1CONTRA O REI DE JUDÁ
Assim diz o SENHOR: Desce até o palácio do rei de Judá e, aí, dize o seguinte:
2Escuta a palavra do SENHOR, ó rei de Judá, que te assentas no trono de Davi! Escutem-na também teus ministros e todo o exército que costumam entrar por estas portas!
3Assim diz o SENHOR: Ponde em prática a justiça e o direito, livrai o oprimido das mãos do opressor, nunca prejudiqueis ou exploreis o migrante, o órfão e a viúva nem jamais derrameis sangue inocente no país.
4Se realmente praticardes o que eu disse, os reis de Judá que se sentam no trono de Davi, os ministros e todo o exército continuarão entrando pelas portas deste palácio montados em carros de guerra ou cavalos.
5Agora, se não obedecerdes essas palavras, juro por mim mesmo ? oráculo do SENHOR ?, este palácio se transformará em ruína.
6Pois assim diz o SENHOR à casa real de Judá Eras para mim a floresta de Galaad, a cobertura do Líbano! Mas juro que farei de ti um deserto, cidade sem moradores.
7Selecionarei demolidores para te atacar, homens e armas, eles cortarão os mais nobres dos teus cedros para jogar ao fogo.
8Gente de muitas nações passará por esta cidade, e as pessoas perguntarão umas às outras: ?Por que o SENHOR fez isto a uma cidade tão grande como esta??
9E a resposta será: ?Foi porque abandonaram a aliança do SENHOR, seu Deus, e passaram a adorar e servir os deuses estranhos?.
10ORÁCULO SOBRE SELUM
Não choreis pelo morto, nem dêem os pêsames por ele! Chorai, isto sim, por quem partiu, pois nunca mais há de voltar, a rever a terra onde nasceu.
11Pois assim diz o SENHOR a Selum, filho e sucessor de Josias, rei de Judá: ?Quem saiu deste lugar, aqui não mais voltará.
12Para onde o exilaram, aí morrerá, e esta terra nunca mais de novo ele verá?.
13CONTRA O REI JOAQUIM, SUCESSOR DE SELUM
Ai daquele que constrói seu palácio praticando injustiça, seus aposentos, fora do direito e faz o companheiro trabalhar de graça, sem pagar-lhe o salário.
14Ele imagina: ?Construirei um palácio espaçoso, amplos aposentos!?, e vai fazendo suas janelas, portais todos de cedro e pintados de vermelho!
15Pensas que és rei, só por usares mais cedro? Teu pai não comeu e não bebeu? Ora, ele praticava o direito e a justiça, e tudo lhe corria bem.
16Julgava com justiça a causa do humilde e do indigente e tudo lhe corria bem. ?Não é exatamente isso ter o meu conhecimento?? ? oráculo do SENHOR.
17Tu, porém, não vês nem pensas noutra coisa a não ser no teu lucro, em tirar o sangue do inocente, em praticar opressão e exploração!
18Por isso, assim diz o SENHOR sobre o rei de Judá, Joaquim, filho de Josias: ?Por ele ninguém há de chorar: ?Ai, meu irmão! Ai, minha irmã!? Por ele ninguém vai lamentar: ?Ai, meu senhor! Ai, Majestade!?
19Será sepultado como um jumento: arrastado e jogado lá fora, longe das portas de Jerusalém!?
20CONTRA JERUSALÉM E JECONIAS
Sobe ao Líbano, Jerusalém, e grita por socorro! Lá em Basã faz ouvir tua voz! Grita por socorro desde Abarim! Pois foram derrotados todos os teus amantes.
21Contigo falei quando tudo te ia bem, tu, porém, me disseste: ?Não quero te ouvir!? É este o teu agir desde criança: nunca dar ouvidos à minha voz.
22Os teus pastores, o vento vai levá-los a pastar, os teus amantes irão para o cativeiro.
23Tu que moras no Líbano, aninhada nos mais altos cedros, como haverás de gemer ao chegarem tuas dores, as contrações, como as de mulher em parto!
24?Por minha vida ? oráculo do SENHOR ?, se o rei de Judá, Jeconias, filho de Joaquim, fosse um anel em minha mão direita, eu o arrancaria.
25Entrego-te nas mãos dos que te querem tirar a vida, daqueles que mais te metem medo: Nabucodonosor, o rei da Babilônia, e os caldeus.
26Eu te expulso, a ti e à tua mãe, aquela que te pôs no mundo, para uma terra estranha, que não é a terra onde nasceste. Lá morrereis.
27E para a terra aonde suspiravam voltar, jamais voltarão!?
28Será esse tal Jeconias uma vasilha imprestável, quebrada? Ou será um objeto que ninguém quer? Não é por isso que ele e sua família foram expulsos, jogados fora, para um país que eles jamais tinham conhecido?
29Terra, terra, terra, escuta a palavra do SENHOR!
30Assim diz o SENHOR: ?Registrai este homem como alguém que não tem filhos, indivíduo sem sucesso na vida. Pois nenhum de seus descendentes há de conseguir sentar-se um dia no trono de Davi para de novo governar Judá!?

Capítulos