Livro de Jeremias (Jr) - Capítulo 5

1DEUS TEM DE PUNIR A CORRUPÇÃO GERAL
Percorrei as ruas de Jerusalém, olhai, descobri, procurai também nas praças, se há alguém que pratique o direito, alguém que busque a sinceridade, para que, então, eu perdoe a cidade.
2Quando dizem: ?Pela vida do SENHOR!?, é certeza que estão jurando falso.
3E o teu olhar, Senhor, não é só para a sinceridade? Bateste neles, nem dor eles sentiram! Esmagaste- os, e não aprenderam a lição! Tornaram sua fronte dura como pedra, recusaram-se a mudar de direção.
4E comigo eu pensava: ?São uns fracos, agem como tolos! Não conhecem os caminhos do SENHOR, as leis do seu Deus!
5Vou, então, procurar os grandes, vou com eles conversar, eles conhecem os caminhos do SENHOR, as leis do seu Deus?. Mas eles, todos ao mesmo tempo, quebraram a canga e soltaram as amarras.
6Por isso o leão vem da selva atacá-los, o lobo da estepe acaba com eles, de tocaia, a pantera vigia as cidades: quem quer que delas saia, é estraçalhado; pois multiplicaram as transgressões, reforçaram as rebeldias.
7?Como é que vou te perdoar? Teus filhos me abandonaram e estão jurando por falsos deuses. Eu os alimentava e eles me traíam, apinhados à casa da prostituta.
8Garanhões gordos e vadios, cada qual relinchava pela mulher do vizinho.
9E eu não olharia para tudo isso? ? oráculo do SENHOR ? não me vingaria de gente igual a essa?
10Subi pela muralha, provocai destruição! Mas não liquideis tudo, arrancai somente os ramos que não são do SENHOR!
11Pois quem de verdade me traiu foi a casa de Israel, foi a casa de Judá!? ? oráculo do SENHOR!
12Eles negaram o SENHOR! Disseram: ?Deus não existe! Não mandará sobre nós qualquer mal, jamais veremos fome ou guerra!?
13Esses profetas não passam de um sopro. A Palavra |do SENHOR| não está com eles! Suas ameaças recaiam sobre eles!
14Por isso, assim diz o SENHOR, o Deus dos exércitos: ?Já que disseram uma coisa dessas, aqui estou para fazer que minha palavra seja um fogo em tua boca e sejam eles a lenha que vai queimar!
15Aqui estou eu mandando contra ti, casa de Israel, uma nação que vem de longe ? oráculo do SENHOR ?, invencível, nação antiga, nação cuja língua não conheces e cuja fala não entendes.
16Seu estojo de flechas é sepultura aberta! São todos valentes!
17Ela vai comer tua colheita e teu pão, vai devorar teus filhos e filhas, as ovelhas e o gado, as parreiras e as figueiras. E na guerra vai destruir tuas cidades fortificadas que eram a tua segurança.
18Mas mesmo naqueles dias ? oráculo do SENHOR ? não vos darei fim totalmente.
19Quando, então te perguntarem: ?Por que foi que o SENHOR, nosso Deus, fez tudo isso com a gente??, responderás: ?Da mesma forma como me abandonastes para servir a deuses estrangeiros na vossa terra, agora servireis a outra gente numa terra que não vos pertence?.
20Anunciai isto à família de Jacó, levai esta notícia a Judá:
21?Escuta bem, povo tolo e sem juízo, que tem olhos mas não enxerga, tem ouvidos e não escuta.
22Nem a mim vós temeis? ? oráculo do SENHOR! Nem na minha presença vós tremeis? Fui eu quem fez a areia da orla do mar, divisa antiga, que ele nunca ultrapassa. Por mais que balance, nada consegue, por mais que se agitem suas ondas, nunca vão além?.
23A cabeça deste povo, porém, é rebelde e teimosa. Teimaram e foram em frente.
24Nunca disseram em seu íntimo: ?Vamos ter o temor do SENHOR, é ele quem, a seu tempo, nos manda as chuvas, da primeira às últimas e ainda guarda para nós as semanas certas da colheita?.
25Os vossos pecados é que alteraram tudo isso, vossos próprios erros expulsaram o bem-estar.
26No meio do meu povo há criminosos: de tocaia, como caçadores de passarinho, armam arapucas para pegar gente.
27Qual viveiro cheio de passarinhos, suas casas estão cheias de roubos. Foi assim que progrediram e ficaram ricos!
28Ficaram gordos e reluzentes. Foram além dos limites da maldade. Jamais proferem sentença justa, uma sentença a favor do órfão, e, entretanto, vão progredindo. As causas dos pobres eles nem chegam a examinar.
29Será que não vou olhar para tudo isso? ? oráculo do SENHOR. Deixarei de me vingar de uma gente igual a essa?
30Coisas perniciosas e terríveis acontecem no país:
31profetas profetizam mentiras, os sacerdotes batem palmas e o meu povo gosta disso! Que fareis quando chegar o fim?