Livro de Jeremias (Jr) - Capítulo 6

1CERCO DE JERUSALÉM
Escapa do meio de Jerusalém, gente de Benjamim! Em Técua tocai a trombeta! No topo de Bet- Acarem erguei uma bandeira! Pois do norte desce a calamidade, enorme destruição!
2Destruirei a bela e delicada Filha de Sião!
3Para lá irão pastores levando seus rebanhos. Ao redor armarão as tendas. Cada qual apascenta sua manada.
4?Declarai guerra a Jerusalém! Vamos! Atacar ao meio dia! Ai de nós, chega o fim do dia, a noite já estende as suas sombras.
5Vamos! Atacar de noite! Destruir os palácios!?
6Pois assim diz o SENHOR dos exércitos: ?Cortai árvores e fazei rampas para atacar Jerusalém! Chegou o acerto de contas da cidade! Dentro dela só existe opressão.
7Como da cisterna só se tira água, de dentro dela só sai injustiça! Violência e opressão é o que aí se ouve falar! Estou sempre me defrontando com ferimentos e golpes.
8Tenta corrigir-te, Jerusalém, senão eu te afasto do pensamento e faço de ti um lugar arrasado, uma região desabitada?.
9POVO QUE NÃO QUER ESCUTAR
Assim diz o SENHOR dos exércitos: ?Vão buscar e rebuscar como uvas no vinhedo o resto de Israel, passando a mão pelos ramos, como quem trabalha na vindima?.
10Mas contra quem vou eu falar, contra quem testemunhar, para que me dêem atenção? Têm os ouvidos tapados, incapazes de escutar! A palavra de Deus para eles é objeto de gozação, não têm por ela o menor interesse.
11Estou carregado da ira do SENHOR, já não agüento mais me segurar! ?Pois, então, descarrega em cima das crianças da rua, das turmas de adolescentes, sempre juntos. Homens e mulheres serão feitos prisioneiros, seja maduro ou velho, no fim da vida.
12Suas casas passarão às mãos de estranhos como também as terras e as mulheres, pois resolvi soltar a mão contra os cidadãos deste país? ? oráculo do SENHOR.
13Do menor ao maior, são todos aproveitadores, do profeta ao sacerdote, todos enganadores.
14Sem responsabilidade querem curar a ferida do meu povo, dizendo apenas: ?Paz! Paz!?, quando paz verdadeira não existe.
15Deveriam envergonhar-se, pois o que fizeram foi horrível, mas não se acanham mesmo, não sabem o que é ter vergonha! ?É por isso que vão morrer, estarão entre os que já tombaram. Quando eu vier acertar contas, serão derrubados?, disse o SENHOR.
16Assim diz o SENHOR: ?Parai um pouco na estrada para observar, e perguntai sobre os antigos caminhos, qual o melhor para seguirdes por ele assim encontrareis lugar tranqüilo para viver?. Mas eles responderam: ?Não queremos!?
17Por isso mesmo eu vos mandei sentinelas: ?Atenção ao toque da trombeta!? Responderam: ?Não atenderemos!?
18Pois, então, ouvi bem, nações! Assembléia, toma conhecimento
19e escuta também, ó país: ?Vou mandar a este povo uma desgraça, fruto daquilo mesmo que tramaram. Pois não escutaram minhas palavras, nem minha instrução, que desprezaram.
20Que me importa se o incenso vem de Sabá ou a cana aromática, de muito longe? Os vossos holocaustos não me agradam, vossas oferendas não fazem o meu gosto.
21Por isso, assim diz o SENHOR: ?Porei uma pedra no caminho deste povo, pais e filhos juntos tropeçarão, amigos e vizinhos perdidos ficarão?.
22Assim diz o SENHOR: ?Virá um povo da terra do norte, do extremo da terra surgirá grande nação,
23são fortes no arco e na lança, violentos e sem compaixão. O barulho que provocam é como o das ondas do mar; vêm todos montados a cavalo. Em ordem de batalha, como um só homem, eles vêm te atacar, ó Filha de Sião!?
24?Só de ouvir a sua fama, deixamos caírem os braços! Cada vez em maior angústia, sofremos qual parturiente?.
25Ninguém saia da cidade, não andem pelas estradas, o inimigo está com a espada, o terror nos rodeia!
26Veste o luto, filha do meu povo, rola no chão, põe-te a chorar a morte do filho único. Bate no peito com toda a amargura, pois num instante chegará aquele que nos vai destruir.
27Encarrego-te de provar o meu povo, para conhecer e examinar a sua conduta.
28Todos eles são chefes delinqüentes, divulgadores de calúnias, cobre ou ferro, tudo eles corrompem.
29O fole sopra, o fogo aumenta para o chumbo derreter. Inútil o trabalho do fundidor, essa borra jamais ele consegue separar!
30Prata de refugo será o vosso nome, foi o SENHOR quem vos refugou.