Livro de Jeremias (Jr) - Capítulo 38

1JEREMIAS NA CISTERNA
Safatias, filho de Matã, Gedalias, filho de Fassur, Jucal, filho de Semelias e Fassur, filho de Melquias ouviram o que Jeremias repetia a todo o povo:
2?Assim diz o SENHOR: Quem ficar nesta cidade vai morrer pela espada, pela fome ou pela peste,mas quem se refugiar junto aos caldeus ficará vivo, a própria vida será o seu troféu.
3Assim também diz o SENHOR: A cidade será mesmo entregue ao exército do rei da Babilônia, que dela vai se apoderar?.
4Os altos funcionários disseram ao rei: ?Manda, por favor, matar esse indivíduo! Falando assim ele está abatendo o ânimo dos soldados que ainda restam na cidade, do exército inteiro. Esse homem não procura a felicidade mas a desgraça do povo.
5O rei Sedecias respondeu: ?Ele está nas vossas mãos, pois o rei nada pode contra vós?.
6Pegaram, então, Jeremias e o abandonaram na cisterna do comissário Melquias, que ficava no pátio da guarda. Com uma corda deixaram Jeremias dentro da cisterna. A cisterna não tinha água, só barro. Jeremias ficou atolado no barro.
7O etíope Ebed-Melec, funcionário residente no palácio real, soube que haviam colocado Jeremias na cisterna. O rei estava sentado à porta de Benjamim.
8Ebed-Melec saiu do palácio para dizer ao rei:
9Majestade, essas pessoas agiram muito mal contra o profeta Jeremias, jogando-o naquela cisterna. Ali ele vai morrer de fome, pois já não há mais pão na cidade?.
10O rei deu ao etíope Ebed-Melec esta ordem: ?Leva contigo três homens e tira o profeta Jeremias da cisterna, antes que ele morra!?
11Ebed-Melec levou os homens, entraram no palácio, foram até o porão, aí pegaram uns trapos, panos velhos. Jogaram para Jeremias os trapos e uma corda.
12O etíope Ebed-Melec disse a Jeremias: ?Põe esses trapos, essas roupas velhas, debaixo dos braços, antes de passar a corda?. Assim fez Jeremias.
13Puxaram-no pela corda e o tiraram da cisterna. Jeremias passou a ficar, então, no pátio da guarda.
14O rei Sedecias mandou trazer Jeremias até onde ele estava, na terceira entrada do templo do SENHOR. O rei disse a Jeremias: ?Vou te perguntar uma coisa, nada me escondas!?
15Jeremias, porém, disse ao rei: ?Se eu te declarar a verdade, acaso não me matarás? Se te der um conselho, não me atenderás!?
16Então o rei Sedecias jurou secretamente a Jeremias: ?Pela vida do SENHOR que nos deu esta vida, não te matarei, nem te entregarei nas mãos dos que te querem tirar a vida?.
17Jeremias disse, então,ao rei Sedecias: ?Assim diz o SENHOR dos exércitos, o Deus de Israel: Se de fato saíres da cidade e te dirigires aos comandantes do rei da Babilônia, conservarás a tua vida e a cidade não será incendiada. Continuarás vivo, tu e a tua casa.
18Se, porém, não saíres ao encontro dos comandantes do rei da Babilônia, a cidade cairá nas mãos dos caldeus e deles não conseguirás escapar?.
19Falou o rei Sedecias: ?Tenho medo dos judeus que passaram para o lado dos caldeus, medo de cair nas mãos deles, que vão me desmoralizar?.
20Jeremias respondeu: ?Não vais cair! Presta atenção à voz do SENHOR que eu te transmiti: tudo te correrá bem, ficarás vivo!
21Se, porém, não quiseres sair, aqui está o que me mostrou o SENHOR:
22as mulheres que sobrarem na corte do rei de Judá serão levadas para os comandantes do rei da Babilônia, cantando assim: ?Teus caros amigos te iludiram, te tapearam: teus pés atolaram no barro e eles escaparam?.
23Tuas mulheres e filhos serão levados para os caldeus, deles não escaparás, serás prisioneiro do rei da Babilônia e a cidade será incendiada?.
24Sedecias disse a Jeremias: ?Que ninguém fique sabendo disso, senão serás morto!
25Se os chefes souberem que falei contigo, e vierem dizer: ?Conta-nos o que falaste com o rei, nada nos escondas! Não te mataremos! Que foi que o rei falou contigo??,
26deverás responder: ?Eu estava apresentando ao rei meu pedido de não ser mandado de volta para a casa de Jônatas, onde acabaria morto??.
27De fato os chefes vieram todos procurar Jeremias e lhe fizeram perguntas, mas ele respondeu conforme o rei lhe mandara. Eles, então, ficaram quietos, pois nada ouviram.
28Jeremias ficou no pátio da prisão até a tomada de Jerusalém. Quando Jerusalém foi tomada...

Capítulos