Livro de Jeremias (Jr) - Capítulo 3

1A VOLTA DA REPUDIADA
?Se o marido despede a mulher e esta, separada dele, se casa com outro, será que ele ainda volta para ela? Não seria isso profanar aquela terra? E agora tu, que cometeste adultério com tantos parceiros, poderás voltar para mim? ? oráculo do SENHOR.
2Levanta os olhos para os morros pelados e vê se há lugar onde não te tenhas prostituído. Tu te sentavas à disposição deles, como árabes no deserto, à beira do caminho. Profanaste a terra com tua prostituição, com tua perversidade.
3Por isso faltaram as chuvas de inverno, e até mesmo as chuvas atrasadas. No entanto, continuaste com jeito de prostituta, incapaz de te envergonhares.
4Como ainda gritas por mim: ?Tu és meu pai, meu companheiro de infância!?
5Pensavas: ficará ele eternamente irado, guardará raiva para sempre?? Assim pensavas e continuavas tranqüilamente praticando o mal?.
6AS DUAS IRMÃS ADÚLTERAS: JUDÁ E ISRAEL
Na época do rei Josias, o SENHOR me falou: ?Viste o que fez Israel, essa rebelde? Procurou os altos morros e a sombra das árvores frondosas, para aí se prostituir.
7Pensei: ?Depois de tudo, ela voltará para mim?, mas não voltou. Sua irmã, a infiel Judá, sabia de tudo.
8Sabia que eu tinha despedido a rebelde Israel por causa dos seus adultérios, entregando-lhe o documento de demissão. A infiel Judá, sua irmã, não se amedrontou: entregou-se também ela à prostituição.
9Com sua prostituição fácil contaminou o país, cometendo adultério com ídolos de pedra e de madeira.
10Apesar de tudo, Judá, sua irmã, não voltou a mim de todo o coração, mas só de mentira? ? oráculo do SENHOR.
11O SENHOR, então, me disse: ?A rebelde Israel é mais correta, comparada à infiel Judá?.
12Vai e grita ao norte estas palavras: Volta, ó rebelde Israel ? oráculo do SENHOR ?: não desviarei de ti a minha face, porque sou misericordioso ? oráculo do SENHOR ?: não estarei irado para sempre,
13mas reconhece o teu pecado, porque foste infiel ao SENHOR, teu Deus. Esbanjaste tuas caminhadas com estrangeiros debaixo de qualquer árvore frondosa sem obedecer à minha palavra ? oráculo do SENHOR.
14Voltai, filhos rebeldes ? oráculo do SENHOR ?, pois eu sou o vosso SENHOR. Vou tomar-vos, um de um povoado, dois de uma tribo, para vos reconduzir a Sião.
15Dar-vos-ei pastores de acordo com o meu projeto. Eles governarão com clarividência e sabedoria.
16Quando tiverdes crescido e multiplicado na terra, naqueles dias ? oráculo do SENHOR ? não se falará mais em ?Arca da Aliança do SENHOR?, ela não virá à memória de ninguém, ninguém se lembrará mais dela, nem vão procurá-la ou tentar fazer outra.
17Naquele tempo, Jerusalém será chamada Trono do SENHOR, e à sua volta estarão reunidos todos os povos em nome do SENHOR. Não mais se deixarão levar pela teimosia de sua mente maldosa.
18Naqueles dias, a casa de Judá irá procurar a casa de Israel e, juntas,voltarão da terra do norte para a terra que dei em propriedade a vossos pais.
19Eu, no entanto, pensava: Hei de colocar-te entre meus filhos e dar-te uma terra agradável, a propriedade mais esplendorosa das nações! Eu pensava ainda: Vós me chamareis de pai e jamais deixareis de seguir-me.
20Mas, qual mulher que trai seu companheiro, vós me traístes, casa de Israel!? ? oráculo do SENHOR. As ?filhas pródigas?
21Um vozerio chega das montanhas, é o choro suplicante dos israelitas, eles viciaram o seu caminho, esqueceram o SENHOR, seu Deus.
22?Voltai, filhos rebeldes, curarei vossa revolta?. ?Vê que voltamos! Tu és o SENHOR, o nosso Deus.
23De fato era tudo falso nos lugares altos, e na agitação dos morros. Somente no SENHOR, nosso Deus, está a salvação de Israel.
24Desde a juventude, a vergonhosa idolatria devorou o trabalho de nossos pais: as ovelhas e o gado, até filhos e filhas.
25Vamos dormir em nossa vergonha, a desilusão será nossa coberta, pois foi contra o SENHOR, nosso Deus, que pecamos, nós e nossos pais, desde a nossa juventude até hoje, sem jamais dar atenção à palavra do Senhor, nosso Deus?.