Livro de Jeremias (Jr) - Capítulo 19

1Assim disse o SENHOR a Jeremias: ?Vai comprar uma bilha de barro, acompanhado de alguns anciãos do povo e alguns sacerdotes mais velhos.
2Depois deverás sair na direção do vale de Ben- Enom, à saída da Portados Cacos, e aí deverás anunciar as palavras que vou dizer-te.
3Dirás: Escutai a palavra do SENHOR, reis de Judá e cidadãos de Jerusalém! Assim diz o SENHOR dos exércitos, o Deus de Israel: Aqui estou eu trazendo a este lugar uma calamidade tal, que, a quem ouvir, os ouvidos vão zunir!
4Isso porque me abandonaram e desvirtuaram este Lugar santo, sacrificando aí a deuses estranhos, que nem eles, nem seus pais, nem os reis de Judá jamais conheceram. Encheram este Lugar santo de sangue de inocentes
5Edificaram lugares altos para Baal, a fim de assar suas crianças ao fogo, como holocausto em honra de Baal, coisa que nunca mandei fazer, nunca falei, nunca me passou pela cabeça.
6Por isso, um dia vai chegar ? oráculo do SENHOR ?, quando não mais se chamará este lugar de Grelha ou vale de Ben-Enom, e sim vale da Matança.
7Vou desmontar os planos de Judá e de Jerusalém sobre este lugar. Vou abatê-los à espada ao enfrentarem o inimigo, nas mãos dos que lhes querem tirar a vida. Seus cadáveres darei como alimento às aves do céu e aos animais da terra.
8Farei desta cidade uma solidão e objeto de caçoada. Quem por ela passar vai ficar impressionado e assobiar, por causa da sua ferida.
9Eu os farei comer a carne dos seus filhos e filhas. Uns comerão a carne dos outros, por causa do cerco e do aperto que lhes vão impor os inimigos, os que querem matá-los.
10Quebrarás, então, a bilha na presença dos que foram contigo
11e em seguida dirás: Assim diz o SENHOR dos exércitos: É desta forma que quebrarei este povo e esta cidade, como se quebra um objeto de barro, que, depois, já não tem conserto. A ?Grelha? será seu cemitério, por não haver outro lugar para sepultá-los.
12É isso que farei com este lugar ? oráculo do SENHOR ?, e também a seus cidadãos, transformando a cidade numa ?Grelha?.
13As casas de Jerusalém e as casas dos reis de Judá passarão a ser consideradas coisa impura como o lugar da ?Grelha?. Nos terraços dessas casas queimavam incenso aos astros do céu e derramavam vinho em honra de deuses estranhos?.
14Jeremias voltou da Grelha, aonde o SENHOR o tinha mandado para profetizar, e colocou-se à entrada do templo do SENHOR. Disse, então, a todo o povo:
15?Assim diz o SENHOR dos exércitos, o Deus de Israel: Aqui estou eu fazendo cair sobre esta cidade e todos os povoados do país as desgraças com que os ameacei, porque endureceram o pescoço e não deram ouvidos à minha palavra?.

Capítulos