Livro de Jeremias (Jr) - Capítulo 29

1CARTA DE JEREMIAS AOS EXILADOS
Este é o texto da carta que o profeta Jeremias mandou de Jerusalém aos últimos exilados, entre eles anciãos, sacerdotes,profetas e gente do povo que Nabucodonosor levou de Jerusalém para o exílio na Babilônia,
2depois de ter levado de Jerusalém o rei Jeconias com a rainha-mãe, o pessoal do palácio, os funcionários de Judá e de Jerusalém, os ferreiros e serralheiros.
3Mandou a carta através de Elasa, filho de Safã e Gemarias, filho de Helcias, que Sedecias, o rei de Judá, mandara à Babilônia em missão junto a Nabucodonosor. A carta dizia o seguinte:
4?Assim diz o SENHOR dos exércitos, o Deus de Israel, a toda a população que levei de Jerusalém para o exílio na Babilônia:
5Construí casas para vossa moradia, cultivai pomares para comerdes as frutas,
6casai-vos, gerai filhos e filhas, cuidai de casar vossos filhos e filhas, e que eles também gerem filhos e filhas. Multiplicai-vos aí, não vos deixeis diminuir!
7Empenhai-vos pelo bem-estar da cidade para onde vos exilei, orai a Deus por ela, pois a felicidade desse lugar será vossa felicidade.
8Assim diz ainda o SENHOR dos exércitos, o Deus de Israel: Não vos deixeis enganar pelos profetas que há entre vós, nem pelos adivinhos, nem deis atenção às fantasias que eles sonham.
9É mentira o que tentam anunciar em meu nome. Não enviei nenhum deles ? oráculo do SENHOR.
10Pois assim diz o SENHOR: Decorridos setenta anos da Babilônia, vou olhar por vós. Cumprirei, então, o que vos prometi: trazer-vos de volta para este lugar.
11Sei muito bem do projeto que tenho em relação a vós ? oráculo do SENHOR! É um projeto de felicidade, não de sofrimento: dar vos um futuro, uma esperança!
12Quando me invocardes, ireis em frente, quando orardes a mim, eu vos ouvirei.
13Quando me procurardes, vós me encontrareis, quando me seguirdes de todo coração,
14eu me deixarei encontrar por vós ? oráculo do SENHOR. Mudarei vosso destino, vou reunir-vos de todos as terras e lugares por onde vos dispersei ? oráculo do SENHOR ?, e trazer de volta para este lugar do qual vos exilei.
15Dissestes bem: ?O SENHOR nos fez surgir profetas até mesmo na Babilônia?.
16Pois assim diz o SENHOR sobre o rei que ainda está no trono de Davi e sobre o povo que ainda mora nesta cidade, irmãos vossos que não foram levados para o exílio,
17assim diz o SENHOR dos exércitos: Estou mandando para eles a guerra, a fome e a peste. Faço com eles o que se faz com figos ruins, imprestáveis para o consumo.
18Vou persegui-los com a guerra, a fome e a peste, farei deles coisa horripilante para todos os reinos da terra, maldição, terror, objeto de vaia e de humilhação entre as nações para onde os expulsei.
19Isso, porque não atenderam à minha palavra ? oráculo do SENHOR ? , pois nos momentos oportunos eu lhes mandei os meus servos, os profetas, mas eles não os ouviram ? oráculo do SENHOR.
20Vós, porém, exilados, que mandei de Jerusalém para a Babilônia, dai atenção à palavra do SENHOR!
21Assim diz o SENHOR dos exércitos, o Deus de Israel, a Acab, filho de Colias e a Sedecias, filho de Maasias, que vos profetizam mentiras em meu nome: Eu os entrego nas mãos de Nabucodonosor, o rei da Babilônia, e ele os matará na vossa presença.
22Sua sorte fará surgir uma fórmula de maldição entre os exilados de Judá na Babilônia, que dirão: ?Deus te faça como a Sedecias e a Acab, que o rei da Babilônia assou ao fogo!?
23Pois eles fizeram uma indignidade em Israel, praticaram adultério com as esposas dos amigos, além de anunciar mentiras em meu nome, quando eu não mandei ninguém. Eu mesmo sei e sou testemunha? oráculo do SENHOR.
24E a Semeías de Naalam dirás o seguinte:
25Assim diz o SENHOR dos exércitos, o Deus de Israel: Mandaste cartas a toda a população que ficou em Jerusalém, ao sacerdote Sofonias, filho de Maasias e a todos sacerdotes, dizendo:
26?Foi o SENHOR quem te nomeou sucessor do sacerdote Joiada, para fiscalizar o templo do SENHOR, mandar amarrar e prender todo indivíduo visionário e que se faz de profeta.
27Então, por que ainda não puseste no castigo esse Jeremias de Anatot, que se faz de profeta para vós?
28A propósito, ele até nos mandou uma carta, aqui para a Babilônia, afirmando: ?Vai demorar! Construí casas para morar, pomares para comer frutas??.
29O sacerdote Sofonias leu a carta para o profeta Jeremias.
30E a palavra do SENHOR veio a Jeremias:
31?Manda a todos os exilados este recado: Assim diz o SENHOR sobre Semeías de Naalam: Já que Semeías se fez de profeta para vós, sem que eu o tivesse mandado, e vos fez acreditar na mentira,
32assim diz o SENHOR: Vou olhar para Semeías de Naalam e sua família. Não sobrará ninguém deles morando com o nosso povo para apreciar a felicidade que preparo para o meu povo ? oráculo do SENHOR ?, pois o que ele anunciou é rebeldia contra o SENHOR?.

Capítulos