Livro de Jeremias (Jr) - Capítulo 17

1O PECADO DE JUDÁ: A IDOLATRIA
O pecado de Judá está gravado com estilete de ferro, escrito com ponta de diamante, na lousa do seu coração e nas pontas dos altares,
2para lembrar aos filhos os altares e símbolos pagãos, instalados junto às árvores frondosas nos altos morros,
3montanhas do descampado. ?Tuas riquezas, todos os teus tesouros entregarei ao saque, por causa dos lugares altos, teus pecados, em todo o território.
4Terás de dar descanso à tua herança, herança que eu te dei, e serás feito escravo dos inimigos, numa terra que tu não conheces, pois o fogo da ira que me provocaste ficará aceso para sempre?.
5Assim diz o SENHOR: ?Maldito o homem que confia no ser humano, que na carne busca a sua força e afasta do SENHOR seu coração!
6Será como um arbusto no deserto, nunca vê chegar a chuva mora na secura do deserto, terra salobra, inabitável.
7Bendito aquele que confia no SENHOR, o SENHOR mesmo será sua segurança.
8Ele será como árvore plantada à beira d?água, que deita raízes rumo ao rio, nem vê chegar o tempo do calor. Suas folhas estão sempre verdejantes, nem se preocupa com um ano de seca, e nunca deixa de produzir o seu fruto.
9O coração é o que há de mais enganador, e não há remédio. Quem pode entendê-lo?
10Eu, o SENHOR, examino o coração e experimento os rins, retribuo a cada um conforme caminhou, conforme o fruto de suas ações.
11Perdiz que choca ovos que não pôs é quem ajunta riquezas sem respeitar o direito. No meio da vida a riqueza o abandona, na última hora será considerado insensato?.
12O nosso Lugar santo é Trono glorioso, elevado desde o princípio.
13A esperança de Israel és tu, Senhor, os que te abandonam ficarão frustrados, os que de ti se afastam serão inscritos no pó, porque abandonaram o SENHOR, a fonte de água viva.
14?CURA-ME, SENHOR?
Cura-me, Senhor, e ficarei curado salva-me e serei salvo, porque és tu a minha gloria.
15São eles que dizem: ?Onde está a Palavra do SENHOR? Que ela venha!?
16Mas eu não insisti em ver a desgraça, nunca desejei o dia fatal. Tu bem conheces o que sai de meus lábios: está sempre diante de ti.
17Não me sejas ameaça, tu és o meu refúgio no dia da desgraça.
18Fracassem meus perseguidores, não eu, apavorem-se eles, não eu. Traze para eles o dia da desgraça, impõe a eles derrota dobrada.
19OUTRO PECADO DE JUDÁ: O SÁBADO
Assim falou-me o SENHOR: ?Vai, põe-te de pé junto à porta de Benjamim, por onde entram e saem os reis de Judá, e depois, junto a todas as portas de Jerusalém,
20para dizer-lhes: Ouvi a palavra do SENHOR, reis de Judá e Judá inteiro, cidadãos de Jerusalém, que costumais entrar por estas portas!
21Assim fala o SENHOR: Cuidado para não carregardes peso no dia de sábado, nem transitardes pelas portas de Jerusalém.
22Não deveis sair de casa carregando objetos no dia de sábado, nem fazer qualquer trabalho. Santificai o dia de sábado da forma como ordenei aos vossos pais.
23Eles, porém, não obedeceram, nem prestaram atenção, mas endureceram o pescoço, sem ouvir a ordem, sem acatar a correção.
24Então, se me obedecerdes de verdade ? oráculo do SENHOR ?, evitando carregar peso pelas portas da cidade em dia de sábado,e se santificardes o dia de sábado, evitando qualquer trabalho,
25os reis que se sentam no trono de Davi continuarão entrando pelas portas desta cidade, transitando de carroça ou a cavalo, eles, seus altos oficiais, os senhores de Judá e os cidadãos de Jerusalém. Esta cidade continuará sendo habitada para sempre.
26E muitos virão, então, das cidades de Judá, dos arredores de Jerusalém, da região de Benjamim, da baixada, das serras e do Negueb ao templo do SENHOR, para oferecer holocaustos,sacrifícios, oferendas e incenso e também sacrifícios de louvor.
27Se, porém, não me obedecerdes, deixando de santificar o dia de descanso, carregando peso e passando pelas portas de Jerusalém em dia de sábado, porei fogo nas portas a incendiar os palacetes de Jerusalém, sem que ninguém possa apagar?.

Capítulos