Livro de Jeremias (Jr) - Capítulo 16

1A SOLIDÃO DE JEREMIAS
Veio a mim a palavra do SENHOR:
2?Não tomes mulher, não tenhas filhos ou filhas neste lugar,
3porque assim diz o SENHOR a respeito das crianças nascidas neste lugar, das mães que as deram à luz e dos pais que as geraram:
4Terão morte muito triste, não terão velório nem sepultura, ficarão como cisco jogado pelo chão, mortos pela espada ou de fome e seus cadáveres servirão de comida para as aves do céu e os animais do chão?.
5Pois assim diz o SENHOR: ?Não entres numa casa onde há velório, não adianta chorar, nem dar os pêsames, pois decidi retirar deste povo ? oráculo do SENHOR ? a minha amizade, a simpatia e a compaixão.
6Grandes e pequenos morrerão nesta terra, mas ninguém vai sepultá-los ou chorar por eles. Por causa deles, ninguém vai se ferir ou cortar o cabelo |em sinal de luto|.
7Ninguém vai repartir pão em velório, em meio às condolências, ninguém dará de beber a quem dá os pêsames pelo pai ou pela mãe.
8Em casa onde há festa não entres para sentar com as pessoas, para comer e beber juntos.
9Porque assim diz o SENHOR dos exércitos, o Deus de Israel: ?Estou mandando embora deste lugar, diante dos vossos olhos e no vosso tempo, o som da música, o rumor da alegria e o sussurro dos namorados.
10Quando anunciares ao povo essas palavras, e eles te perguntarem: ?Por que o SENHOR nos ameaça com tão grandes desgraças? Que erros ou pecados cometemos contra o SENHOR, nosso Deus??
11responderás: É porque os vossos pais me abandonaram ? oráculo do SENHOR ?, para seguir os deuses estranhos, servindo-os e adorando-os, a mim, porém, abandonaram, deixando de seguir a minha lei.
12Mas vós fizestes pior que vossos pais: cada qual seguiu seu coração endurecido e rebelde, sem nunca me dar ouvidos.
13Por isso eu vos expulso para uma terra que nem vós nem vossos pais conheceram. Lá estareis dia e noite a serviço dos deuses estranhos, pois de vós não terei compaixão.
14VOLTA DOS EXILADOS, CONVERSÃO DAS NAÇÕES
?Por isso, dias hão de vir ? oráculo do SENHOR ?, quando não se dirá mais assim: ?Pelo SENHOR que tirou Israel da terra do Egito!?
15e sim: ?Pelo SENHOR que os tirou da terra do norte e de outros países para onde os havia expulsado!? Vou trazê-los de volta para a terra que lhes pertence, que dei a seus pais.
16Mas agora mando numerosos pescadores ? oráculo do SENHOR ?, para pescá-los, depois caçadores para caçá-los, por todas as montanhas, pelos morros e cavernas rochosas.
17Meus olhos acompanham todo o seu caminhar, eles não conseguem esconder-se da minha presença, nem aos meus olhos ocultar seus pecados.
18Serei o primeiro a deles cobrar em dobro os erros e pecados, por terem profanado a minha terra com os ídolos mortos e abomináveis, enchendo a minha propriedade com essas coisas repugnantes?.
19Senhor, meu agasalho, meu abrigo, minha guarida na hora da angústia. A ti chegarão gentios dos extremos da terra dizendo: ?É pura mentira, essa herança de nossos pais, é coisa inútil e sem proveito?.
20Pode o ser humano fabricar deuses? Essas coisas não são deuses!
21?Por isso aqui estou eu para mostrar-lhes: Desta vez darei a conhecer minha mão, minha força, hão de aprender que meu nome é: o SENHOR?.

Capítulos