Livro de Jeremias (Jr) - Capítulo 7

1ORÁCULO SOBRE O TEMPLO
Palavra do SENHOR a Jeremias:
2?Fica de pé à porta da casa do SENHOR e ai anuncia esta mensagem: Ouvi a palavra do SENHOR, Judá inteiro, que entrais por estas portas para adorar o SENHOR.
3Assim diz o SENHOR dos exércitos, o Deus de Israel: Melhorai vossa conduta e vossas práticas, e vos farei repousar sempre neste lugar.
4Não confieis nestas palavras mentirosas: ?É o templo do SENHOR, o templo do SENHOR, o templo do SENHOR!??
5Só se endireitardes mesmo vosso caminho, vosso modo de agir, se fizerdes valer a justiça uns com os outros
6e não continuardes a tapear o migrante, o órfão e a viúva, se, neste lugar, nunca mais tirardes a vida ao inocente, nem fordes atrás dos deuses estranhos, para a vossa própria desgraça,
7só então vos farei repousar neste lugar, terra que dei a vossos pais, desde sempre e para sempre.
8Estais colocando vossa confiança em palavras mentirosas, que para nada servem.
9Como é isso: roubar, assassinar, cometer adultério, jurar falso, incensar a Baal, seguir outros deuses que jamais conhecestes
10e, depois, entrardes e vos colocardes diante de mim, nesta Casa consagrada ao meu nome e dizer: ?Estamos salvos!?, para continuardes cometendo todas essas vergonhas?
11Acaso esta casa consagrada ao meu nome tornou- se, a vosso ver, um esconderijo de ladrões? Eu mesmo vi ? oráculo do SENHOR.
12Pois ide ao lugar meu em Silo, onde antigamente fiz morar o meu Nome, e vede o que aí fiz por causa da maldade de Israel, meu povo.
13E agora, porque praticastes tudo isso ? oráculo do SENHOR ?, porque vos falei constantemente e nunca me atendestes, porque gritei por vós e não me respondestes,
14farei a esta casa consagrada ao meu nome, e na qual colocais vossa confiança, lugar que vos dei, a vós e a vossos pais, o mesmo que fiz com o santuário de Silo.
15Da minha presença eu vos expulsarei da mesma forma como mandei para longe os vossos irmãos, toda a descendência de Efraim.
16O PROFETA NÃO DEVE INTERCEDER
?Tu, porém, não ores por este povo, não ergas em favor dele súplicas e orações, nem tentes procurar-me, porque não te atenderei de maneira alguma.
17Tu mesmo, não estás vendo o que fazem nos povoados de Judá e nas ruas de Jerusalém?
18Os filhos catam lenha, os pais acendem o fogo, e as mulheres preparam a massa para fazer bolos para a Rainha do Céu e celebrar deuses estranhos, provocando a minha ira.
19Será a mim que insultam? ? oráculo do SENHOR. Não é a si mesmos que insultam, para sua própria vergonha?
20Por isso, assim diz o SENHOR Deus: A minha ira, o meu furor, se derramará sobre este lugar, sobre homens e animais, árvores do descampado e frutos da terra; vai pegar fogo e não vai se apagar.
21O CULTO SEM A OBEDIÊNCIA DA JUSTIÇA
?Assim diz o SENHOR dos exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai vossos holocaustos com os outros sacrifícios e comei essas carnes,
22pois não foi disso que falei a vossos pais, não lhes dei qualquer ordem sobre holocaustos e sacrifícios, quando os fiz sair da terra do Egito!
23Pois esta, sim, foi a ordem que lhes dei: Dai ouvidos à minha palavra, e serei um Deus para vós e vós sereis um povo para mim. Andai pelos caminhos que vos ordenei para serdes felizes.
24Mas eles não quiseram ouvir. Não me deram atenção, mas, na teimosia de sua mente perversa, preferiram seguir com seus projetos. Ficaram voltados para trás, não para frente,
25desde o dia em que fiz seus pais saírem da terra do Egito até hoje. Mandei-lhes os meus servos profetas, insistentemente.
26Eles, porém, não quiseram me ouvir, nem prestaram atenção, eram de pescoço duro de se dobrar, pior do que seus pais.
27Dirás a eles todas essas palavras, mas eles não te ouvirão. Gritarás com eles e eles não te responderão.
28Dirás a eles: Estes são os gentios que não obedeceram a palavra do SENHOR seu Deus, nem aprenderam a lição. Acabou a fidelidade, ela foi eliminada de sua boca!
29Corta fora teus cabelos, entoa nos morros escalvados um canto fúnebre, pois o SENHOR desprezou e jogou fora a geração que provocava sua ira.
30A casa de Judá praticou o que a meu ver é crime ? oráculo do SENHOR. Cometeram sacrilégio, colocando na casa consagrada ao meu Nome os seus ídolos abomináveis.
31Também construíram o lugar alto com a ?Grelha? no vale de Ben-Enom, para assar ao fogo suas crianças. Uma coisa dessas nunca mandei fazer! Isso nem me passa pela cabeça!
32Por isso mesmo, um dia vai chegar ? oráculo do SENHOR ?, quando não se dirá mais ?Grelha? ou ?vale de Ben-Enom?, mas, sim, ?vale da Matança?! Por falta de lugar, farão da Grelha um cemitério.
33Os cadáveres da população servirão de comida para pássaros e animais, sem que ninguém os incomode.
34Nos povoados de Judá e nas ruas de Jerusalém vou acabar com o som da música, com o rumor da alegria e o sussurro dos namorados, pois o país terá se transformado em completa ruína?.