Livro de Jeremias (Jr) - Capítulo 21

1ORÁCULO PARA O REI SEDECIAS
Palavra do SENHOR que veio a Jere-mias quando o rei Sedecias lhe mandou Fassur, filho de Melquias, e o sacerdote Sofonias, filho de Maasias, para lhe dizer:
2?Pede a Deus por nós, porque Nabucodonosor, o rei da Babilônia, está em guerra contra nós! Quem sabe o SENHOR faz para nós todos aqueles seus milagres, e Nabucodonosor se afasta daqui!?
3Jeremias respondeu: ?Assim direis a Sedecias:
4Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Mudarei de posição as armas que empunhais e com as quais combateis o rei da Babilônia e os caldeus que vos fazem o cerco do lado de fora das muralhas. Vou amontoá-las no centro da cidade.
5Guerrearei contra vós de braço erguido e punho firme, com raiva, ódio e furor muito grande.
6Vou atacar os moradores da cidade e, então, homens e animais morrerão de peste horrível.
7Depois disso ? oráculo do SENHOR ?, entregarei Sedecias, o rei de Judá, seus ministros, o exército, os que nesta cidade escaparem da peste, da espada ou da fome, nas mãos e Nabucodonosor, rei da Babilônia, nas mãos do inimigo, dos que lhes querem tirar a vida. E ele, então, vai passá-los ao fio da espada, sem dó nem piedade ou compaixão.
8Ao povo, porém, dirás: Assim diz o SENHOR:Coloco diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte.
9Quem ficar na cidade morrerá à espada, de fome ou pela peste, quem sair e se entregar aos caldeus que vos cercam, viverá. A sobrevivência será sua única conquista de guerra!
10Pois eu dirigi meu olhar para esta cidade com más e não com boas intenções ? oráculo do SENHOR. Entrego-a nas mãos do rei da Babilônia, e ele lhe porá fogo.
11CENSURA PARA A CASA REAL
Para a casa real de Judá: Ouvi a palavra do SENHOR,
12Casa de Davi! Assim diz o SENHOR: Começai um novo dia julgando honestamente, livrando o explorado da mão do explorador, do contrário minha ira sairá como fogo a incendiar, e ninguém para apagar, por causa de todo o mal que praticastes.
13Aqui estou eu dirigindo-me a ti, moradora do vale, rochedo da planície ? oráculo do SENHOR. Vós dizeis: ?Quem poderá nos atacar? quem pode invadir nossas moradias??,
14pois eu venho trazer-vos a paga por aquilo que produzistes ? oráculo do SENHOR ?, porei fogo no seu mato para queimar tudo em volta?.