Livro de Jeremias (Jr) - Capítulo 39

1A TOMADA DE JERUSALÉM
No décimo mês do nono ano de Sedecias como rei de Judá, o rei da Babilônia Nabucodonosor chegou a Jerusalém com todo o seu exército e cercou a cidade.
2No dia nove do quarto mês do décimo primeiro ano de Sedecias, a cidade foi arrombada.
3Os comandantes do rei da Babilônia entraram e alojaram-se na porta do Meio. Eram eles Nergalsereser, Samgar-Nebo, Sar-Saquim, chefe do pessoal do palácio, o oficial superior Nebuzardã e os outros comandantes do rei da Babilônia.
4Sedecias e seus soldados, ao verem isso, tentaram fugir. À noite, saíram da cidade pelo jardim do rei, que dá na porta entre as duas muralhas, tomando o caminho do deserto.
5O exército caldeu, porém, saiu-lhe em perseguição e alcançou Sedecias nos campos de Jericó. Levaram-no preso ao rei da Babilônia, Nabucodonosor, que estava em Rebla, região de Emat. Ali mesmo ele decretou sua sentença.
6Foi então que o rei da Babilônia, em Rebla, matou os filhos de Sedecias diante dos seus olhos. Matou também todos os nobres de Judá.
7Depois vazou os olhos de Sedecias e acorrentou-o a fim de levá-lo para a Babilônia.
8Quanto ao palácio do rei e às casas particulares, os caldeus a tudo incendiaram e demoliram as muralhas de Jerusalém.
9Quanto ao restante do exército que ficou na cidade,aos desertores e ao restante dos artesãos que ficaram, Nebuzardã, o chefe da guarda, mandou-os para a Babilônia.
10Aos mais pobres do povo, os que nada tinham, Nebuzardã deixou-os na terra de Judá e deu-lhes vinhedos e terra de plantio.
11A respeito de Jeremias, Nabucodonosor, o rei da Babilônia, determinou a Nebuzardã, chefe da guarda, o seguinte:
12Pega-o tu mesmo e olha por ele, nada lhe faças de mal, faze-lhe só o que ele te pedir?.
13Nebuzardã, chefe da guarda, o comandante Nebusasbã, o oficial superior Nergal-Sereser e os outros oficiais do rei da Babilônia
14mandaram tirar Jeremias do pátio da guarda e o confiaram a Godolias, filho de Aicam, filho de Safã, para que o levasse para casa. A partir de então, Jeremias ficou livre no meio do povo.
15Quando ainda estava preso no pátio da guarda, a palavra do SENHOR veio a Jeremias:
16?Vai dizer a Ebed-Melec, o etíope: Assim diz o SENHOR dos exércitos, o Deus de Israel: Aqui estou para cumprir contra esta cidade minhas palavras de desgraça e não de felicidade. Isto acontecerá na tua presença neste dia.
17Neste dia eu te livrarei ? oráculo do SENHOR ?, não cairás em poder daqueles que temes.
18Vou te livrar realmente, não tombarás à espada. Tua vida será o teu troféu, porque em mim confiaste? ? oráculo do SENHOR.

Capítulos